Design na teoria e na prática
18 | 07 | 2017
Conhecimento, prática e troca de experiências nunca são demais. Pensando nisso, a Abracadabra lançou, em parceria com o Laboratório de Tipografia do Ceará (LTC) e o Escritório Modelo do Curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Magic Academy. Voltado para os alunos do curso de Design da UFC, o programa teve início no primeiro semestre de 2017 e é ministrado por docentes da Universidade e pelos diretores da empresa. 

“Este projeto visa o estabelecimento de um vínculo estreito e contínuo entre o Curso de Design da UFC e alguns dos mais bem conceituados desenvolvedores de design atuantes no mercado cearense”, explica Leonardo “Buggy” Costa, professor do curso de Design da UFC e coordenador do LTC. O objetivo, ele afirma, é criar novas oportunidades de acesso a estágios profissionalizantes para discentes do Curso.

Contando com a participação de 15 alunos, o Magic Academy promove encontros semanais e já contou com seis das 13 atividades programadas. Segundo o coordenador do LTC, os temas dos próximos encontros são: ícones; marcas e identidades corporativas; defesa de projetos; consumo; produtos de design; portfólio e metodologia. Oficinas de pôsteres e de storytelling, aula sobre o design contemporâneo e workshop de processos criativos foram alguns temas dos demais encontros.

Para Allyson Reis, head designer da Abracadabra, a percepção da turma não poderia ser melhor. “São jovens atentos, engajados e com atitude. Acredito que o design funcione para eles como uma expressão de suas crenças e de seus desejos de mudança”, diz. 

Buggy completa: “Trabalhar com a equipe da Abracadabra tem sido mágico. Compartilhamos muitos valores e nossa visão acerca do design é convergente. Nossos alunos estão encantados e não param de nos falar o quanto tem sido importante para sua formação fazer parte desta experiência.” Segundo ele, o retorno do mercado local também é positivo, já que algumas empresas já procuraram a UFC para desenvolver novas edições do Fábrica de Oportunidades.

Devido ao feedback positivo de todos os participantes, o Magic Academy já deve ter uma segunda edição ainda neste segundo semestre. "A Coordenação do Curso de Design da UFC demonstrou total interesse em que esta ampliação ocorra, assim já estamos trabalhando para que isto aconteça”, completa Buggy.

#abracadabra #magicacademy #ufc #design #ltc #laboratoriodetipografiadoceara #universidadefederaldoceara #escritoriomodelo #designtransforma