Branding e design sob medida
11 | 07 | 2017
As mudanças do mercado e do perfil do empreendedor brasileiro fizeram com que a Abracadabra adaptasse o seu jeito de fazer negócios. Agora está tudo assim, prático, acessível e personalizado. Nosso head designer, Allyson Reis, fala um pouco sobre essa novidade.

São visíveis as mudanças que o mercado têm enfrentado hoje. Como a Abracadabra têm se adaptado às novidades?
A melhor maneira de se adaptar ao mercado é observando as mudanças. Do próprio mercado, das pessoas, dos comportamentos. E isso é uma característica do dia a dia do design, ter essa capacidade de leitura do que está acontecendo. Quanto mais rápido você agir para se movimentar em direção ao que o mercado está apontando, quanto mais ágil você for, fica mais fácil de encontrar as respostas para os novos problemas que se apresentam. 

Vocês criaram recentemente uma nova forma de trabalhar com os clientes. Pode falar um pouco sobre ela?
Fizemos justamente essa leitura do que está acontecendo no mercado, dando origem aos nossos novos serviços. Criamos essa abordagem como uma resposta a essas mudanças, uma observação mais aprofundada do que está acontecendo, e sempre colocando o cliente, as pessoas no centro do problema. Então, depois de quase 10 anos de Abracadabra, a gente já tem uma boa experiência para entender o que o mercado e o que os nossos clientes precisam. Foi daí que surgiu essa ideia de reorganizar a maneira como a gente apresenta os nossos serviços ao mercado.

E como esses serviços são apresentados? No que consiste cada um?
A gente dividiu em seis grupos focados na solução de problemas, no momento, nas necessidades e/ou características específicas de cada cliente.

O primeiro, por exemplo, é o Brand Rethink. Ajudamos as empresas a repensarem suas marcas, desde a sua estratégia principal até a maneira que ela se apresenta ao mercado, através da sua identidade visual ou das suas embalagens. É um pacote de serviços direcionados a médias e grandes empresas, que já têm uma história de mercado e que precisam repensar o modo que se relacionam com seus públicos. 

O segundo grupo de serviços é o Brand Start. São voltados para startups e pequenos negócios, usando a mesma metodologia de outros tipos de projetos, mas adaptadas à realidade (financeira e de tamanho) deles. Como são jovens empreendedores - e sonhadores - que estão montando sua marca, geralmente precisam de algum tipo de ajuda para organizar o negócio. Esse serviço serve para desmistificar a ideia de que branding e design só cabem a grandes negócios ou negócios estabelecidos no mercado.

Já o Brand Sprint são workshops direcionados para a solução de determinados problemas. O Sprint se caracteriza pela agilidade e foco e, por isso, são realizados a partir de workshops de 2 a 5 dias. Aqui podemos identificar problemas de comunicação, de experiência do consumidor com a marca etc. 

Exclusivo para clientes já atendidos pela Abracadabra, lançamos o Brand Connect. Observamos que alguns deles, após a realização do projeto de estratégia e de identidade da marca, se vêem sozinhos na construção do conteúdo e das experiências que vão conectá-los ao seu público. O Connect surge para oferecer soluções a esses pequenos e grandes negócios, como conteúdo digital (fotos e vídeos), eventos, experiências no ponto de venda, assessoria de imprensa etc. 

O quinto serviço é o Mentoring, que surgiu a partir da observação do dia a dia com os nossos clientes. Em reuniões semanais de uma hora de duração, avaliamos o que vem acontecendo com a marca e tomamos alguns direcionamentos do que pode ser feito. Assim, realizamos um assessoramento mais próximo, individual e personalizado. Também é exclusivo para clientes da Abracadabra.

Já o Academy traz ao mercado palestras, workshops e treinamentos, focados nos assuntos que giram em torno da nossa expertise: branding e design. Como exemplo, existe o treinamento in company, onde a gente capacita equipes em processos criativos; design thinking ou palestras sobre temas relevantes e atuais.

Com quais perfis de clientes a Abracadabra deseja trabalhar, nessa nova fase?
Os nossos clientes, de um modo geral, sao empreendedores que acreditam no valor, na importância de sua marca e que um gerenciamento correto dela é o que vai fazer a diferença. Esse pensamento pode vir de um grande empresário ou de um jovem empreendedor, que está iniciando o seu negócio. Mais do que a experiência ou o tamanho do negócio, a visão que vai determinar essa gestão. Então nos interessa trabalhar com empresas que acreditam nessa valor da marca. 

Qual é o objetivo de toda essa mudança e dessa nova proposta de negócios?
O objetivo maior disso é conseguir causar o maior impacto possível nas marcas e nos negócios desses clientes, transformando-as e tornando-as mais eficientes e eficazes. Então a criação desses serviços vem dessa percepção, de que a gente precisa atender e transformar a marca do cliente de uma maneira mais completa e mais profunda. Queremos que esses serviços causem o impacto necessário no negócio desse cliente e na maneira com que essas marcas se relacionam com as pessoas.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente pelo e-mail: hello@abracadabradesign.com.br