10 filmes para se inspirar
23 | 02 | 2018
Você já pensou que aquele filme que você viu há 5, 10 anos pode hoje ser inspirador para o seu negócio ou a sua carreira? Fizemos uma lista com alguns longas que vão da ficção científica aos negócios, do drama à fantasia, para você assistir com outros olhos e levar para a sua vida profissional:

Big Fish
Uma aula sobre “como contar histórias”, Big Fish mostra que é possível dar mais emoção e sabor a elas, tornando a vida e a narrativa mais envolvente e memorável. O filme é uma homenagem a quem sabe conduzir de forma bela uma narração.
Ano: 2003
Diretor: Tim Burton
Elenco: Albert Finney, Ewan McGregor, Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Alison Lohman

V de Vingança
Com a clássica frase “ideias são à prova de balas”, o filme une o poder das ideias e a capacidade de colaboração, mostrando que é possível mobilizar as pessoas e transformar o meio em que elas vivem a partir de uma ideia poderosa. 
Ano: 2006
Diretor: James McTeigue
Elenco: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, Stephen Fry, John Hurt

A origem
também conhecido pelo seu nome original, Inception, o filme tem tudo a ver com o branding, já que a história gira em torno de um grupo que busca complementar sonhos e histórias de outras pessoas com as próprias ideias, tornando-as realidade. 
Ano: 2010
Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Tom Hardy, Cillian Murphy, Dileep Rao, Tom Berenger, Michael Caine

Tubarão
Mais do que um clássico do cinema, Tubarão também revolucionou a sétima arte falando sobre algo que não necessariamente precisa mostrar. Repare que o bicho mal aparece, tornando a sua narrativa mais indireta e tensa apenas insinuando a sua existência. Tudo a ver com semiótica ;)
Ano: 1975
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary, Murray Hamilton

Em busca da terra do nunca
Só é possível criar experiências se você vivê-las. Essa frase resume o filme que acompanha a vida do escritor J. M. Bairre, enquanto escrevia a história de Peter Pan. O filme tem tudo haver com a nossa visão sobre design e negócios. 
Ano: 2005
Diretor: Marc Forster
Elenco: Johnny Depp, Kate Winslet, Julie Christie, Radha Mitchell, Dustin Hoffman, Charles Frohman, Freddie Highmore

O homem que mudou o jogo
O filme traz dois pontos importantes de uma liderança: gestão de equipes e o uso de estatísticas para a tomada de decisões. Tudo para fazer valer aquilo em que se acredita: demissões, contratações e novas ideias.  
Ano: 2011
Diretor: Bennett Miller
Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright.

Walt Antes do Mickey
O mundo dos sonhos da Disney começou antes mesmo do nascimento do Mickey. Com uma história de persistência, o filme traz a história e um exemplo de quem corre atrás dos seus sonhos, mesmo pensando, várias vezes, em desistir. 
Ano: 2014
Diretor: Khoa Le
Elenco: David Henrie, Jodie Sweetin, Thomas Ian Nicholas, Ayla Kell

Her
Que a tecnologia influencia os nossos relacionamentos, isso não é novidade. Porém, Her traz uma delicada reflexão sobre o momento atual, nos fazendo pensar sobre onde a gente vai (e pode) chegar. 
Ano: 2014
Diretor: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, Scarlett Johansson

Jerry Maguire
Quem assistiu Jerry Maguire  e se deu conta de que ele fala sobre propósito profissional? O filme fala sobre abandonar um modelo antigo de fazer as coisas baseado no "show me the money" e construir um modelo mais humano e pessoal.
Ano: 1996
Diretor: Cameron Crowe
Elenco: Tom Cruise, Cuba Gooding, jr., Renée Zellweger

Invictus
Nelson Mandela é o espírito motivador de Invictus. O filme mostra a capacidade de promover um clima que envolve e une as pessoas para a conquista de um objetivo em comum.
Ano: 2009
Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon