A importância de criar e compartilhar conteúdo
26 | 01 | 2018
Não é preciso ser um expert em marketing para perceber que hoje não basta oferecer um excelente produto ou serviço. Faça um exercício: pense em três marcas e liste-as. Agora olhe para o nome de cada uma delas e anote a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando a visualiza. Tenho certeza que em nenhuma delas lhe veio à mente apenas um objeto, um produto. Aposto que ela lhe fez lembrar um momento (talvez uma data comemorativa), uma música, um vídeo, um comercial, o logotipo ou até um texto que você leu acerca dela ou do que ela faz. 

Tudo isso é “culpa” de uma série de trabalhos que essas marcas fizeram. E pode ter certeza que uma ação em comum em todas é a produção e o compartilhamento de conteúdo. Citada em inúmeros livros, artigos e textos em geral sobre marketing, relacionamento com o cliente e afins, a informação criada pelas empresas vai muito além de citar o quanto ela é boa. É a geração de um conteúdo relevante, que emociona, envolve e educa o seu consumidor. É colocar em prática as pesquisas, as conversas no balcão e apresentar algo relevante e original. É interagir e fazer com que ele se sinta parte da marca.

O que você tem feito para se aproximar ainda mais do seu público? Em 2017, a Abracadabra criou uma área de “comunicação e conteúdo” que pensa exclusivamente na criação de ações online e offline. Já estamos na 35ª edição da Magic Think, uma newsletter semanal que conta com curadoria do nosso time, em busca de conteúdo dos universos do design, branding, marketing, negócios etc, além de levar o leitor para o nosso blog, que abriga exclusivamente textos e vídeos autorais. Nas redes sociais, estamos no Instagram e Stories, além do Facebook, com a realização de lives. O próximo passo? Nosso canal no YouTube. 

E o motivo é simples. Segundo dados do próprio Youtube:
- 1,3 bilhão de pessoas usam a plataforma;
- Quase cinco bilhões de vídeos são vistos diariamente, em paralelo às 30 milhões de visitas diárias;
- Em média, 8 a cada 10 pessoas de 18 a 49 anos assistem vídeos no YouTube;
- Estima-se que em 2025, metade dos usuários abaixo de 32 anos não utilizarão TV por assinatura;
- 6 a cada 10 pessoas preferem plataformas de vídeos online a TV ao vivo;
- 3,25 bilhões de horas - é o número total de horas de vídeos assistidos no YouTube;
- O número médio de visualizações de vídeos do YouTube via mobile por dia é de 1 bilhão;
- 40 minutos é o tempo médio que os usuários móveis passam no YouTube. O tempo cresce cerca de 50% anualmente;
- 62% dos usuários são do sexo masculino;
- Percentual de usuários por idade: 18 a 24 - 11%, 25-34 – 23%, 35-44 – 26%, 45-54 – 16%, 50-64 – 8%, 65+ – 3%, idade desconhecida – 14%.

E enquanto o canal não estreia, seguimos inventando projetos. Em 2017 nasceu o Yellow Day, um evento transmitido ao vivo via Facebook que reúne profissionais das mais diversas áreas para falar sobre um determinado tema do universo do design. O ano encerrou com quatro edições. Na próxima quarta-feira, iremos promover a terceira edição do Brand Meeting, um evento para clientes e parceiros que tem como objetivo criar network entre as marcas e compartilhar experiências. Conforme a tradição do evento anual, o encontro conta com um report com tendências que irão influenciar nas decisões de negócio de nossos clientes. A edição é especial, dando início às comemorações dos 10 anos da Abracadabra.

E você, está esperando o que para produzir o seu próprio conteúdo?