10 livros para ler em 2018
12 | 01 | 2018
Em comemoração aos 10 anos da Abracadabra, lançaremos ao longo do ano 10 dicas sobre um determinado tema. Para começar, selecionamos 10 livros legais, alguns que já lemos e nos inspiraram a fazer o nosso trabalho de uma forma diferente, e outros que nos ajudaram a definir a "filosofia" da Abracadabra. E tem também aqueles que estão ali, na fila de espera!

A arte da inovação (Tom Kelley)
A IDEO, empresa norte-americana de design que projetou o mouse da Apple, o Palm Pilot V e mais de cinco mil produtos em diversas áreas - desde tubos de pasta de dente, carrinhos de supermercado até desfibriladores cardíacos -, ensina como promover o pensamento criativo e inovador no competitivo mundo dos negócios, em que ser o primeiro a ter uma ideia e a entrar no mercado com o produto/serviço é fundamental para a própria sobrevivência e a superação dos concorrentes.

Reimagine (Tom Peters)
Autor de best-sellers, mestre da reinvenção nos negócios e guru da Administração, Tom Peters traz um livro com um design visionário que expõe bem sua nova filosofia e com uma clareza extraordinária Tom alerta para as organizações de hoje que estão despreparadas para as oportunidades de negócios do futuro. O livro traz ainda soluções radicais e inovadoras que alertam a sociedade e o mundo dos negócios. 

A emoção das marcas (Marc Gobé)
Para Marc Gobé, é fundamental estimular os cinco sentidos dos consumidores, a partir do uso das cores e formas da marca de uma empresa ou produto, permitindo que eles façam associações em sua mente e tenham uma avaliação positiva do produto. Além de utilizar as embalagens, o autor fala da expansão desses conceitos para os materiais publicitários, para a internet, e seu uso criativo em ações promocionais e materiais de merchandising. 

O mundo codificado (Vilém Flusser)
Desvenda a tentativa milenar da humanidade de superar suas limitações físicas por meio da tecnologia. Nesse processo, o autor demonstra que os designers, embora tenham um papel central, caminham sobre um chão conceitual muito frágil. As teorias apresentadas destroem lugares comuns e verdades superficiais, além de lançarem luz sobre problemas que sequer começamos a enfrentar. O livro é referência para se entender melhor a encruzilhada entre a materialidade temporal e a imaterialidade eternizada que estamos chegando. 

Marketing 3.0 (Philip Kotler)
O novo modelo de marketing - Marketing 3.0 - trata os clientes como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Kotler mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvo. 

Marketing 4.0 (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
Os autores examinam as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor em uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização.

Comece algo que faça a diferença (Blake Mycoskie
Em "Comece Algo Que Faça a Diferença", Blake Mycoskie conta a história da TOMS, uma das empresas de calçados que mais cresce no mundo, além de partilhar ensinamentos que aprendeu com outras empresas inovadoras. Blake apresenta seis dicas para criar ou transformar sua vida ou sua empresa: desde descobrir o cerne de sua história, até ser engenhoso sem recursos; de superar seus medos e dúvidas a incorporar o ato de doar em todos os aspectos de sua vida. Para cada livro vendido, um livro novo é doado a uma criança necessitada.

Empreendedorismo para subversivos - Um guia para abrir seu negócio no pós-capitalismo (Facundo Guerra)
Eleito um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo, Facundo Guerra conta neste livro sua trajetória profissional até decidir largar tudo para abrir um negócio próprio. A partir de uma primeira casa noturna, ele se tornou o grande empresário na noite paulistana. Ele conta a história de cada um desses negócios, revelando os acertos e os erros. E oferece um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio.

O design da sua vida (Dave Evans e Bill Burnett)
Tudo ao nosso redor é resultado do design thinking ou pensamento de design e cada projeto começou como um problema a ser resolvido. Partindo desse princípio, Os autores e profissionais do Vale do Silício, referências em design e inovação e professores em Stanford, criaram um método eficiente que ensina como usar as ferramentas básicas do design para projetar uma vida criativa e produtiva. Para eles, o mesmo pensamento que cria produtos e ambientes com eficiência, tecnologia, praticidade e beleza pode ser aplicado por para construir uma carreira e uma vida de realização e alegria.

Rebeldes têm asas (Rony Meisler e Sergio Pugliese)
Em dez anos, Rony Meisler e seu amigo de infância e sócio Fernando Sigal transformaram a vontade de produzir uma bermuda de praia em uma das mais prestigiadas marcas de moda do Brasil, a Reserva. Com mentalidade de startup de tecnologia, a Reserva “hackeou' e reinventou muitas das velhas práticas do mercado de varejo de moda nacional. Empreendedor idealista, Rony Meisler criou vários projetos socioambientais, como o Reserva 1p5p, que desde o lançamento já doou 8 milhões de refeições para quem tem fome no Brasil.