É sempre hora de se reinventar
11 | 10 | 2017
Reinventar coisas ou negócios que aparentemente não precisam ser reinventados deve ser sinal de inquietude, um tipo de comichão, próprio de pessoas inconformadas, característica muito comum aos empreendedores. E dizem que empreendedores são um pouco loucos. Talvez venha daí aquela sensação sempre presente de que as coisas já não deviam estar como estão, de que é hora de ir em frente, pensar além, inventar o novo, de que o cume da montanha já chegou, a linha de chegada já passou (mesmo que você tenha chegado em primeiro lugar).

Se reinventar é necessário para manter as coisas vivas. Quando o “pai” do marketing moderno Peter Drucker disse: “mude antes que seja preciso”, ele talvez não imaginasse que seria preciso mudar cada vez mais rápido. Muito rápido. Mudar é estar vivo, sentir-se vivo. Negócios precisam se reinventar para resolver novos problemas de novas pessoas que se reinventam todos os dias.

Um dos maiores exemplos são os Beatles. Após lotar estádios, causar histeria, conquistar o mundo, dizer que eram “mais populares que Jesus” (eles eram os maiores “influenciadores” da época), ter escrito músicas que a gente ainda reconhece (cerca de quarenta anos depois) nos primeiros acordes… Eles decidiram se reinventar. Deixaram as turnês de lado, se enfiaram em um estúdio e declararam: “não somos mais os Beatles, somos a “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Libertador. Genial. Reinvenção pura. Não importa quem somos e aonde chegamos, precisamos nos reinventar para nos manter vivos.

Eles, os Beatles, já tinham atravessado a linha de chegada. Talvez nossos negócios já tenham também, mas o que importa mesmo é a corrida, sentir a adrenalina e o vento no rosto, ver a sombra dos “adversários” e dos críticos ali ao seu redor. Coisa de louco, coisa de empreendedor. Mesmo aquelas reinvenções que surgem em pequenas coisas podem mudar o mundo (pelo menos o seu mundo). 

Para pensar melhor sobre reinvenção, aperte o play no disquinho dos “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e veja que para eles deu muito certo!!