O ser humano no centro
08 | 09 | 2017
Se você fosse criar um produto ou um serviço para alguém, o que seria? Talvez você tenha pensado em algo mirabolante, que faça uso de tecnologias de ponta, ou que talvez seja de difícil acesso a todos, exigindo muito tempo e investimento financeiro. Mas, você já parou para pensar que a solução para um problema pode ser algo simples e básico, que está debaixo do seu nariz?

Acredito que você já tenha visto em programas e telejornais alguma matéria falando sobre uma determinada invenção de algum jovem de 14 anos que acabou com os problemas de várias famílias do seu bairro, por exemplo. E, com certeza, você falou: nossa, como ninguém havia pensado nisso antes?

Simples: porque o jovem, ao contrário de você, observou o contexto, vivenciou o dia a dia e se colocou no lugar daquelas pessoas para solucionar o problema. Parece simples, a gente fez isso a vida toda. Mas no mundo dos negócios, por mais incrível que pareça,  é sempre difícil pensar nas pessoas e com as pessoas.

O Human Centered Design (HCD) ou Design Centrado no Ser Humano é uma metodologia (criada há algumas décadas) que, como o próprio nome diz, coloca o ser humano no centro da compreensão e solução de problemas dos mais variados tipos. 

Na era de User Experience, é fundamental que as experiências sejam pensadas com e para o usuário, com e para o ser humano. Na Abracadabra, colocar-se no lugar do outro, criando empatia, é parte fundamental em nossos projetos de design e branding.

Muitas soluções e estratégias nascem do simples ato de escutar quem faz e quem consome as marcas. Afinal, entender o problema do ponto de vista de quem o vivencia diariamente é mais fácil do que do seu ponto de vista de espectador.

David Kelley, um dos maiores especialistas em inovação do mundo, diz: “Quer inovar? Vá para a rua”. Design Centrado no Ser Humano é isso. É contato, é vivência, é conversa, é olho no olho, é gesto. 

Vamos?

Conheça alguns exemplos de Design Centrado no Ser Humano aqui: https://goo.gl/2etdnw

Photo by Jonathan Singer on Unsplash