As 7 melhores dicas do "Fronteiras do Design"
14 | 08 | 2017
Na última sexta-feira, 11, a Flávia Farias participou do evento Fronteiras do Design, em São Paulo. O encontro contou com palestras de Hugh Strange (Head de produto da Nubank); Mateus Silveira (Head de future insights FCA Fiat Chrysler Automobiles); Fabrício Dore (Diretor de design digital Mckinsey) e Érico Fileno (Diretor executivo de inovação VISA do Brasil). A mediação foi de Gisela Schulzinger. O Fronteiras do Design fez parte da programação exclusiva da Abedesign no Design Weekend*.

Confira 7 destaques apresentados no evento e que você precisa se inspirar e levar para a sua empresa (e vida):

  1. Crie experiências positivas a partir de um produto. A Nubank usa seu cartão com alta tecnologia, design simples e intuitivo e apresenta serviços inovadores de um jeito informal e mais humano.

  2. Monte um time multifuncional, tendo o design como líder e próximo dos demais setores. Inove com as ideias que surgem a partir desse time . Acredite: a partir dessa “mistura”, pode vir muita ideia bacana.  

  3. Busque profissionais multidisciplinares, que consigam dialogar, se conectar e absorver o diferente. É tempo de aprender a trabalhar em rede, fazer colaborações e realizar co-criações.

  4. Desenvolva valores intangíveis, mesmo que a sua empresa atue em um segmento mais racional. No caso da FCA Fiat Chrysler Automobiles, por exemplo, o novo Uno lembra um Toy Art, o que transmite uma ideia mais amigável, criando proposta de valor por meio do design.

  5. Junte a “fome” com a “vontade de comer”. A FCA Fiat Chrysler Automobiles usou o design como agente transformador da sociedade com o projeto Futuro das Cidades, onde ele atua com um propósito mais sustentável, em busca do bem estar urbano.

  6. Parta do princípio, conforme explica Fabrício Dore da Mckinsey, que é do design que nasce a cultura das empresas e startups, devido ao seu poder transformador e potencializador. Visualise a sua empresa como um todo, pratique a empatia e entenda a demanda do consumidor.

  7. Mentalize: design não tem fronteiras. Design é a jornada! O segredo é seguir o caminho com os melhores parceiros.
* Festival que promove a cultura do design e suas conexões com negócios, inovação tecnológica, arquitetura, arte, decoração, urbanismo e inclusão social. São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial, na cidade de São Paulo.